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Ciclo 2014/2015

ANÁLISE DOS RESULTADOS E PRINCIPAIS AÇÕES IMPLEMENTADAS

A instituição da CPA na Faculdade Ipanema tem contribuído efetivamente para que processos de autoavaliação institucionais sejam sistematicamente realizados e seus resultados monitorados e utilizados para o fortalecimento das potencialidades da instituição pelas coordenações e diretorias, bem como a reordenação ou redirecionamento de ações nos casos em que são detectadas oportunidades de melhorias.

Assim, relatamos abaixo as ações resultantes do processo de autoavaliação no ciclo 2014-2015, como base nas análises e diagnóstico realizado pela CPA:

ÁREA PEDAGÓGICA

Revisão dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, visando atender às necessidades apontadas nas avaliações. Um maior alinhamento ao mercado de trabalho e a comparação entre as primeiras turmas formadas pela instituição e o perfil do egresso teórico dos projetos de cada curso; revisão de conteúdo programático de algumas disciplinas, ampliação do acervo bibliográfico de áreas específicas do saber, com base nos indicativos dos resultados do processo de avaliação e reconhecimento de cursos; ampliação de conteúdos étnico-raciais nas disciplinas de formação geral na área básica dos cursos e disponibilização da Biblioteca Virtual da Pearson para todos os cursos.

CORPO DOCENTE

Revisão da alocação de professores versus disciplinas de forma a garantir o maior grau de especialidade ao conteúdo fim; aumento da capacitação dos professores em metodologias ativas; incentivo aos professores para utilização de estudos e exercícios no laboratório de informática e também na biblioteca e reformulação do documento PLANO DE ENSINO, de forma a acomodar as novas metodologias de aprendizagem ativa; como também visitas técnicas.

FERRAMENTAS TECNOLÓGIAS E INOVAÇÃO

Desenvolvimento de acordo internacional com a Microsoft para disponibilização de plataforma de colaboração on line entre alunos e professores Office 365 em nuvem; liberação de licenças para instalação de Office 2016 nos equipamentos pessoais de professores e alunos; criação de e-mails personalizados para alunos e professores com o sulfixo “faculdadeipanema.edu.br” de forma a melhorar a comunicação entre toda a comunidade acadêmica, durante o curso e após sua conclusão.

CORPO DISCENTE

Fortalecimento da cultura de resultados e meritocracia (filosofia da Faculdade Ipanema) com elaboração de eventos específicos com essa abordagem (Evento Desafiando o Destino) e criação de vestibular com descontos progressivos por mérito (notas obtidas).

INFRAESTRUTURA

Mudança de Campus de forma a implantar ou propiciar aumento de vagas de estacionamento; cobertura de rede wireless em 100% do campus; aumento da Segurança; ampliação da oferta de opções de alimentação; ampliação da oferta de ônibus municipais e intermunicipais; redução do custo de deslocamento do estudante; melhoria do conforto com instalação de ar-condicionado em 100% das salas de aula utilizadas; aumento dos espaços físicos dos laboratórios; melhoria das práticas pedagógicas e motivação das aulas com disponibilização de projetor multimídia, aparelhagem de som e lousas de pintura em parede em 100% das salas de aula utilizadas; ampliação dos espaços de atendimento ao aluno como secretaria, coordenação e salas de estudos; melhorias da acessibilidade do campus, com disponibilização de elevador e rampas de acesso a todos os pisos de salas de aula e placas em braile em todos os ambientes.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Manutenção das bolsas de estudos para alunos em condições de maior necessidade e que apresentem perfil comportamental alinhado a filosofia da Instituição; ações de incentivo a doação de córneas junto ao renomado Hospital de Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) e ações sociais, sempre com o apoio dos alunos, em parceria com entidades que promovam o auxílio e bem estar da comunidade, exercitando a cidadania.

CORPO TÉCNICO ADMINISTRATIVO

Implantação de treinamentos adicionais aos colaboradores no sistema acadêmico Gennera de forma a garantir maior assertividade e velocidade no atendimento aos alunos; acompanhamento dos colaboradores de forma a garantir que o profissional certo está alocado na posição certa, objetivando melhorias nos níveis de serviço e também o nível da satisfação deste colaborador com a Instituição.



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