Notícias

Uma nova aposta no mercado de educação

Foto2

Enquanto as empresas de educação listadas em bolsa ainda tentam absorver o duro golpe no preço de suas ações que vem derretendo há meses na bolsa de valores em função das mudanças no FIES, no interior de São Paulo ganha força uma nova Instituição de Ensino Superior, a Faculdade Ipanema, que tem como aposta revolucionar o tradicional segmento de educação superior e, assim, desafiar as gigantes do setor.

Nessa semana seu principal acionista, Sandro Bonás, assumiu a cadeira de presidente. O executivo que teve uma carreira de sucesso na Kroton se consagrando como especialista em turnaround de universidades, também fez história na britânica Pearson, maior empresa de educação do mundo, onde liderou os sistemas de ensino COC, Pueri Domus, Dom Bosco e NAME, reestruturando os negócios e ampliando significativamente o crescimento das marcas.

Bonás, que anteriormente a área de educação teve uma carreira toda voltada a tecnologia e inovação, pretende fazer da Ipanema um exemplo do novo modelo de universidade.

“Costumo dizer que a Ipanema é uma Faculdade startup, nasceu sem as amarras do corporativismo do setor que torna a maioria das universidades lentas e obsoletas” comenta o novo presidente. “Entendemos que a educação é personalizada e deve gerar experiências realmente extraordinárias”.

Na Faculdade Ipanema os alunos já assistem aulas preparadas com base em active learning e flipped classroom. Técnicas já consagradas em várias universidades americanas como Stanford University. “O foco é ir muito além da sala de aula e viver cases, simulados e projetos” relata Bonás.

“Enquanto as grandes do setor entendem que inovar é incluir ensino a distância de forma generalizada, nós entendemos que tecnologia é aliada para um ensino cada vez mais personalizado e, até mesmo, preditivo. Tecnologia não pode ser vista como redução de custos. Isso deturpa o modelo educacional e geram os péssimos resultados de formação que todos temos acompanhado no Brasil” diz Sandro Bonás. “Após a diminuição da demanda por força da redução do FIES, sobreviverão apenas as faculdades que realmente venham a entregar qualidade, mas isso precisará ser genuíno e verdadeiro, ir muito além das peças publicitárias. É por isso que discutimos excelência na Faculdade Ipanema de forma quase insana, a todo instante”.

Com a missão de consolidar o modelo na cidade de Sorocaba e depois expandir para outras regiões metropolitanas do país, o executivo deixa claro que a venda da instituição não está nos planos. “Recebemos ofertas diárias, mas nosso foco está na consolidação de um novo modelo de educação no país. Queremos expandir essa opção de qualidade no setor privado para cidades do interior com o perfil parecido ao de Sorocaba com alta renda per capita, muito industrializada e populosa” explica Bonás.

Sobre a decisão de deixar a cadeira de Vice-Presidente de Educação Básica da maior empresa de educação do mundo e os riscos dessa decisão justamente em um momento onde o mercado de Ensino Superior tem absorvido perdas no setor, o executivo explica que é nesse cenário que o status quo pode ser reinventado. “É justamente quando o mercado está perturbado que se abrem as maiores oportunidades. Vamos aproveitar a fragilidade e lentidão dos grandes grupos que ainda não entenderam direito o que está acontecendo para alavancar nosso modelo” afirma Sandro Bonás.

Portal Acadêmico

Usuário: Senha: Resposta secreta: Tipo de usuário:

Biblioteca Virtual

Digite seu RA:

Tem sonho. Tem energia. Tem determinação.

Só depende de você. A hora é agora. Não tem desculpa.

Inscreva-se agora!

(15) 3031-7100

Rua da Penha, 620 - Centro, Sorocaba / SP
desenvolvido por atua.ag
Não tem desculpa.
Tem sonho.
Tem energia.
Tem determinação.
Independente do que você queira fazer.
Seja qual for seu destino.
Siga com paixão.
Lute com convicção.
Tente com persistência.
E o mais importante: fuja das desculpas.
Acredite. Insista. Crie.
Quem define a medida do seu sucesso é você.
O caminho para alcançar também.
Então, explore seu potencial ao máximo.
Quando você dá desculpas, o futuro não perdoa.
Agora, se você dá tudo de si, o sucesso vai com você.
E nós também.
Faculdade Ipanema.
Nós preparamos. Você conquista.