Graduação

Gestão de Recursos Humanos

Informações Legais e Regulatórias

O Curso de Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Ipanema foi Autorizado pelo Ministério da Educação através da PORTARIA Nº 254, DE 7 DE JULHO DE 2011 e Ato de Reconhecimento através da PORTARIA Nº 429, DE 29 DE JULHO DE 2014 e recebeu nota de excelência, conceito 4 (nota de 1 a 5).

Proposta do Curso

O curso de Gestão de Recursos Humanos tem como objetivo formar profissionais capazes de gerenciar e desenvolver as competências relacionadas às novas performances da moderna gestão de pessoas.   

O profissional formado pela Faculdade Ipanema é preparado e acompanhado por professores com destacada atuação no mercado de trabalho, capazes de formar líderes que poderão gerenciar "Planos de Carreira", "Politicas de Cargos e Salários" e analisar estratégias institucionais. Poderão, também, elaborar planos táticos e operacionais de "Recrutamento e Seleção", "Avaliação de Desempenho", "Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal", "Gestão de Conflitos", "Trabalho e Qualidade de Vida", "Legislação Trabalhista" e, ainda, temas como administração empresarial, ética e relações interpessoais.

Duração do Curso

Curso com duração de 2 anos.

Modalidade:

Graduação Tecnológica.

Curso 100% Presencial.

Período noturno. Aulas de segunda à sexta-feira das 19h às 22h40min

Valor das Mensalidades (2017):

De R$ 984 por apenas R$ 688.

- 30% de desconto (curso todo) para matrículas no processo seletivo para o 2º semestre de 2017.

Programa Mais Acesso - Bolsas de 50%

A Faculdade Ipanema mantém convênio com o "Programa Mais Acesso".  Os interessados em estudar na Ipanema podem se candidatar a uma vaga no programa (200 vagas disponíveis para o 2º semestre de 2017) e obter um subsídio (bolsa) de 50%. Os alunos são classificados com base em sua renda pessoal e familiar. Se você e sua família não possuem renda suficiente para o pagamento integral das mensalidades, essa pode ser a sua chance de ingressar no Ensino Superior. Clique aqui para saber mais sobre o programa e formas de inscrição.

Faculdade Ipanema e FGV

A Ipanema é unica Faculdade da região de Sorocaba com o selo de qualidade FGV.

Através desse rigosoro convênio firmado com a Fundação Getúlio Vargas a Faculdade Ipanema oferecerá o curso de Administração de Empresas com dupla diplomação, Ipanema e FGV.

Está iniciativa confirma a qualidade de ensino da Faculdade Ipanema, reconhece a excelência da proposta pedagógica adotada pela instituição e valoriza ainda mais o currículo dos alunos formados pela Ipanema.

Matriz Curricular

Módulo Verde
(80 h/a): Gestão da Empresa Moderna
(80 h/a): Gestão de Pessoas e Liderança
(80 h/a): Comunicação Empresarial
(80 h/a): Ferramentas de Tecnologia e Colaboração
(80 h/a): Contabilidade Gerencial
Total do Módulo: 400 horas/aula + (80 h/a): PIC - Projeto Integrador de Curso

Módulo Amarelo
(80 h/a): Empreendedorismo e Novos Negócios
(80 h/a): Gestão da Competência e Inovação
(80 h/a): Planejamento Estratégico e Gestão de Projetos
(80 h/a): Coaching Profissional
(40 h/a): Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade
(40 h/a): Direito Empresarial
Total do Módulo: 400 horas/aula + (80 h/a): PIC - Projeto Integrador de Curso

Módulo Azul
(80 h/a): Gestão de Folha de Pagamento
(40 h/a): Gestão de Cargos e Salário
(80 h/a): Avaliação de Resultado e PRL
(40 h/a): Controle e Registro Geral de Pessoal
(80 h/a): Legislação Trabalhista
(80 h/a): Auditoria em Recursos Humanos
Total do Módulo: 400 horas/aula + (80 h/a): PIC - Projeto Integrador de Curso

Módulo Branco
(80 h/a): Recrutamento e Seleção de Pessoas
(80 h/a): Gestão de Projetos PMI
(80 h/a): Cultura, Clima e Desenvolvimento Organizacional e Profissional
(80 h/a): Trabalho, Qualidade de Vida e Benefícios
(80 h/a): Optativa
Total do Módulo: 400 horas/aula + (80 h/a): PIC - Projeto Integrador de Curso

(80 h/a): Estágio Supervisionado

* A matriz curricular pode ser alterada sem prévio Aviso

Conheça alguns de nossos professores

Antonio Nunes - Economista, Pós-Graduado em Gestão Financeira e Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas, 2002. Certificação em Gestão de Pessoas e Negócios pelo Santander Banespa, 2003. Experiência na identificação e criação de novas oportunidades de negócios, por meio do desenvolvimento de programas e parcerias com instituições públicas e privadas; Competência na captação e fidelização de clientes, com excelente rede de relacionamento com mercado; Vasto conhecimento em controle financeiro, captação de recursos e investimentos; Talento na criação e consolidação de projetos de melhoria da produtividade e da competitividade; Habilidades na gestão de pessoas, desenvolvimento profissional e liderança de equipes.

Fernando Ribeiro - Graduado em Engenharia Elétrica-Eletrônica pela Faculdade de Engenharia General Roberto Lisboa – RJ e Especialista em Administração de Marketing pela Universidade de Sorocaba. Atuou na área de Programação da TV Globo como Gerente de Departamento. Foi Coordenador Técnico/Operacional da TV Legislativa da Câmara Municipal de Sorocaba. Foi Facilitador em Programas de Capacitação para profissionais de atendimento em Clínicas Médicas e Consultórios Dentários. Foi Consultor de Serviços Educacionais, abrangendo atividades administrativas e pedagógicas. Foi Facilitador do Programa Jovem Aprendiz McDonald's. Atua como professor em cursos Técnicos, Graduação e Pós-Graduação, desde 2004.

Renato Dordette - Contador e especialista em Finanças pela ESAMC. Desde 2001 atua na área Financeira e Tesouraria em empresas nacionais, multinacionais e consultorias, dentre as principais atividades desenvolvidas estão o Gerenciamento do Caixa, Administração das Operações de Câmbio, Seguros e Aplicações Financeiras. Atualmente é Coordenador Financeiro da Moto Peças Transmissões S/A. Tem experiência em indústrias dos setores de auto- peças e químicas. Leciona as disciplinas de Contabilidade e Finanças. Foi professor no Senac nas disciplinas Contabilidade e Finanças para os cursos técnicos e de pós graduação.

Mary Siqueira - Mestre em Educação, Pós Graduada em Psicologia Organizacional, Pós Graduada em Docência do Ensino Superior e Graduada em Pedagogia. Professora universitária na Faculdade Ipanema e Coordenadora da Pós Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas no Senac. Profissional de Recursos Humanos com mais de vinte anos de experiência. Atualmente Consultora de Orientação de Carreira na Helett Consultoria em RH.

Alberto Moreira - Mestrado Profissional em administração – UNIMEP, MBA em Formação e Desenvolvimento de Executivos em Administração pela Faculdade de Economia e Administração - FEA/USP. Graduação em engenharia mecânica – UGF/RJ. Experiência profissional em multinacionais do ramo de equipamentos para perfuração e produção de petróleo. Nos últimos 20 anos é o CEO da Machbert, empresa nacional no ramo de distribuição de equipamentos para infraestrutura e mineração. Experiência internacional com participação em congressos, feiras e meetings em quase todos os continentes.

Gabriela Ferro - Doutoranda em Literatura Comparada pelo DTLLC/FFLCH da Universidade de São Paulo, possui Mestrado em Letras pela mesma universidade, concluído em 2010 - Área de Literatura Hispano-Americana. É autora do material didático de Língua Portuguesa e de Língua Espanhola Movimento do aprender, utilizado pelo curso de Ensino Médio do SESI-SP. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos Literários, atuando principalmente nos seguintes temas: barroco, neobarroco, poesia argentina contemporânea, neobarroco e pós-moderno, língua espanhola.

Orlando Dias - Especialista em Administração de Recursos Humanos e Graduado em Administração de Empresas; 35 anos de Experiência profissional em Gestão Corporativa de Recursos Humanos, desenvolvida nas empresas I.T. Barbéro, Alcoa Alumínio S/A, YKK do Brasil, Unimetal, Crocs Brasil e Ethos Recursos Humanos; Atualmente é Diretor da Prevent Medicina e Segurança do Trabalho e MO Recursos Humanos; 22 anos de experiência como Docente em cursos Técnicos, de Graduação e Pós Graduação; Consultor em Gestão de Recursos Humanos, Saúde e Segurança do Trabalho e Auditor internacional de Normas de Saúde e Segurança do Trabalho.

Gilberto Dilela Filho - Alto Executivo com carreira em empresas nacionais e multinacionais em cargos como Chief Operating Officer (Marketing, Operações, Comercial, Suprimentos & Logística, Projetos e Planejamento), Diretor Executivo, Diretor de Supply Chain, Diretor Comercial, Diretor de Universidade Corporativa, Gerente de Customer Service (Operações), Gerente de Produção e Logística e outros cargos táticos. Experiência em Estratégia Corporativa, Supply Chain e Logística, Processos Produtivos, Comercial e Vendas, Finanças, Marketing, Qualidade, Recursos Humanos e melhoria contínua. Experiência acima de 14 anos em consultoria de empresas. Iniciou Doutorado em Administração USP com Mestrado em Educação e qualificação de Mestrado em Administração. Vários aperfeiçoamentos como Supply Chain Management/FGV/ILG, Pesquisa Operacional /USP do Mestrado em Engenharia de Transportes, Jogos de Empresas/USP, Gestão de Projetos PMBOKâ /IBMEC, Balanced Scorecard/PUC, Consultoria Organizacional/IBCO-ICMCI, Competências Gerenciais/FGV, Gerenciamento de Processos, Gerencia de Marketing Digital e e Mídias Sociais. É Master Black Belt Lean Six Sigma e Black Belt Six Sigma. Certificado como Professional & Life Coach, Leader & Executive Coach e Master Coach. Membro do Project Management Institute (PMI).Foi delegado do CRA/SP por 03 anos, Presidente da Associação dos Administradores de Sorocaba e Região. Foi Examinador do Prêmio Nacional da Qualidade pela FNQ e PNQS. Ex-diretor regional Sorocaba do IBCO/ICMCI (Internationall Council Management Consultants Institutes). Participou como membro da Associação Brasileira de Gestão de Conhecimento, membro do comitê de Supply Chain e Logística e de Recursos Humanos da AMCHAM/SP e membro do Programa Inovar do Movimento Brasil Competitivo.Experiência de 12 anos na docência do ensino superior como professor e coordenador de graduação e MBAs nas disciplinas de Administração Geral, Estratégia, Liderança, Coaching, Gestão de Projetos, Cadeia de Suprimentos, Produção e Operações, Marketing.

Renata Maldonado Silveira Romão - Advogada formada pela FADI – Sorocaba, especialista em Registro de Marcas e Patentes pelo INPI, pós-graduada pela UNISAL em Direito Civil, mestrando em Direito Constitucional pela UNIMEP. Atuação em direito privado com ênfase em Direito Civil, Trabalhista e Previdenciária. Docente das disciplinas de Legislação Trabalhista e Previdenciária, Direito Empresarial, Direito Tributário, Ética e Responsabilidade Social, Planos de Negócio.

Waldemar Bellia Junior - Experiência profissional na área de Recursos Humanos, em todos os subsistemas de RH, e professor do Ensino Superior e Técnico. Graduado em Administração de Empresas com Pós Graduação em Administração de Recursos Humanos (Lato Sensu), Pós Graduando no curso de Formação de professores para o Ensino Superior, na Unip - Sorocaba, curso de Extensão Universitária de Arbitragem além de outros cursos de aprimoramento profissional.

Inscreva-se agora!

Período

2 anos

Duração do Curso

4 semestres

Vagas

50

Mensalidade

Informações pelo 3031-7100

Tem sonho. Tem energia. Tem determinação.

Para ter você, basta se inscrever. A hora é agora. Não tem desculpa.

Inscreva-se agora!

Dúvidas?

Não deixe isso te impedir. É só perguntar:

Obrigado por entrar em contato, em breve responderemos sua dúvida.

(15) 3031-7100

Rua da Penha, 620 - Centro, Sorocaba / SP

Portal Acadêmico

Usuário: Senha: Resposta secreta: Tipo de usuário:

Biblioteca Virtual

Digite seu RA:
desenvolvido por atua.ag
Não tem desculpa.
Tem sonho.
Tem energia.
Tem determinação.
Independente do que você queira fazer.
Seja qual for seu destino.
Siga com paixão.
Lute com convicção.
Tente com persistência.
E o mais importante: fuja das desculpas.
Acredite. Insista. Crie.
Quem define a medida do seu sucesso é você.
O caminho para alcançar também.
Então, explore seu potencial ao máximo.
Quando você dá desculpas, o futuro não perdoa.
Agora, se você dá tudo de si, o sucesso vai com você.
E nós também.
Faculdade Ipanema.
Nós preparamos. Você conquista.